quarta-feira, 9 de março de 2011

As maiores goleadas da História!



Retirando o "protesto" do SOE, de Madagáscar, em que seus próprios jogadores "marcaram contra a própria meta 149 vezes", no jogo com o AS Adema, na segunda partida do play-off entre as duas equipes, o placar mais alto registrado em um jogo de futebol, realmente jogado, aconteceu pela Copa da Escócia, no longíquo ano de 1885. Arbroath 36 x 0 Bon Accord, sendo que, no mesmo dia aconteceria a segunda maior goleada da história, Dundee Harp 35 a 0 Aberdeen Rovers.




A partida Arbroath 36 x 0 Bon Accord


John Petrie pode ser o jogador mais famoso a ser lembrado da goleada em que o Arbroath aplicou sobre o Bon Accord, em jogo válido pela Copa da Escócia de 1885. Ele foi o autor de 13 gols naquela partida, mas os outros dez jogadores também são merecedores de tão famosa marca.



O goleiro era John Milne, também conhecido como "auld Milne", ou o homem de "olhos de águia", apesar de nada fazer naquele dia chuvoso. Teve até que pedir emprestado um guarda chuva a um amigo na multidão.


Bill Collie e Tom Salmond eram os defensores, enquanto Hem Rennie, Jim Milne Junior e Dyken Bruce (o marcador do primeiro gol) jogavam no meio campo - Jim Milne, particularmente, era um jovem de notável habilidade, e dizia-se que "a qualquer momento faria um gol de cabeça, na mesma potência de um chute".


Enquanto Petrie, atormentava o ala direita Strathmore, do Bon Accord, Johnny Tacket, Jim Marshall, David Crawford e Jim Buick completavam o ataque (linha de frente).


O resultado permanece como o maior registro mundial de gols numa única partida, enquanto os 13 gols que Petrie fez, também é reconhecido como o maior número de gols marcado por um jogador numa mesma partida.


Porém, a conta final poderia ter sido ainda maior. O Árbitro da partida, Dave Stormont, revelou anos depois, que o Arbroath poderia ter feito 43 a 0. Stormont disse: "Meu único erro foi que escrevi com giz e sete gols ficaram para trás na contagem final". Nesta época não havia rede nas traves e, algumas pessoas, duvidaram da contagem de 36 a 0 - pois haviam contado gols a mais na partida.


No jogo seguinte o Arbroath derrotou o Forfar por 9 a 0 e o Dundee's East End por 7 a 1, sendo eliminado pelo Hibernian, na quarta partida pelo placar de 5 a 3. Nesta temporada, os "Lichties" jogaram 42 vezes, ganharam 26 e perderam 11 partidas - marcaram incríveis 178 gols e sofreram 81.
 Em uma partida disputada "de verdade", a marca fica com o Arbroath, que em 1885 aplicou 36 a 0 no Bom Accord, pela Copa da Escócia. 

Austrália, seleção detentora da maior goleada em competições organizadas pela FIFA


          
   









    
  Já a maior goleada em competições organizadas pela FIFA, segundo o site da própria instituição (www.fifa.com), aconteceu em 2002, quando a Austrália aplicou 31 a 0 em Samoa Americana, em confronto pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Apenas o jogador Archie Thompson foi responsável por balançar as redes em 13 oportunidades. 
 Em Copas do Mundo, a marca histórica é da Hungria, que em 1982, no Mundial da Espanha, venceu El Salvador por 10 a 1. No entanto, a partida com o maior número de gols em Mundiais foi a vitória da Áustria sobre a Suíça por 7 a 5, nas quartas-de-final da Copa de 1954.




Fontes: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI3600292-EI8399,00-Quais+foram+as+maiores+goleadas+do+futebol.html e http://www.campeoesdofutebol.com.br/materia_arbroath36a0.html

Um comentário:

  1. muito bom o post....

    sempre tive a curiosidade de sber qual foi a maior goleada da historia =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...